quarta-feira, 25 de maio de 2016

Avaliação final do projeto ‘Mata Atlântica nas Escolas’ é publicada em livro

Organizado pelo Professor Giovanni Seabra, o livro intitulado ‘Educação Ambiental: o capital natural na economia global’ apresenta reflexões realistas de diferentes pesquisadores acerca do discurso sobre as questões ambientais, a partir de diferentes experiências e perspectivas que englobam a sustentabilidade no ambiente globalizado.


Dentre os artigos presentes, o projeto ‘Mata Atlântica nas Escolas’ se faz presente nesta obra, através do trabalho intitulado ‘Cidadania ativa e criatividade para a conservação da Mata Atlântica na Paraíba’, escrito pela Prof.a Lígia Maria Tavares da Silva (coordenadora), que apresenta os resultados alcançados com as atividades realizadas no decorrer de vigência do projeto. Confira abaixo o resumo:


“Este artigo versa sobre o projeto de educação ambiental ‘Mata Atlântica na Paraíba: cidadania ativa e criatividade para conservação’, integrante do projeto institucional ‘A UFPB na sua Escola: a ciência em suas mãos’, financiado pelo Edital ‘Capes Novos Talentos’, executado nos anos de 2014 e 2015. O referido projeto tem por objetivo construir uma consciência cidadã sobre a importância da Mata Atlântica, sua paisagem, biodiversidade e ameaças que vem sofrendo ao longo da história da ocupação do território brasileiro. O projeto chama a atenção dos professores para a necessidade de estimular nas escolas, a conservação da floresta tropical na Paraíba e em João Pessoa, por meio de palestras, oficinas e trabalhos de campo orientados – trilhas. Para uma abordagem integrada da problemática referente a Mata Atlântica, foram consideradas as seguintes perspectivas: a ambiental, a histórica, a política e a comunicação digital. Essas abordagens serviram para estimular professores e alunos na pesquisa para a elaboração e produção de conteúdos digitais, ou seja, de fotografias e vídeos, e de criação e manutenção de blogs sobre denuncias, levando a participação em campanhas ambientais, na cidade e nas redes sociais, construindo uma consciência cidadã. Isso posto, faremos uma breve exposição sobre os temas tratados ao longo do projeto para, em seguida, relatarmos as atividades realizadas, avaliando os resultados obtidos.”



O livro, originalmente lançado no IV Congresso Nacional de Educação Ambiental e VI Encontro Nordestino de Biogeografia, realizados simultaneamente nos dias 20 a 23 de abril, no Campus I da UFPB, em João Pessoa, conta com a colaboração de professores e pesquisadores do Brasil e da América Latina, podendo essa e outras publicações serem acessadas direto no site do Congresso, através do link abaixo. 

Site CNEA - http://www.cnea.com.br/  (Em publicações)
Edição e texto: Diôgo da Silva Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário