No dia 25 de Setembro do corrente ano, foi realizado na escola estadual Olivina Olívia C da Cunha, a Semana do Olivina de Arte, Cultura e Conhecimento O professor Hermano Nunes, com muita criatividade, desenvolveu com seus alunos um belo trabalho didático sobre Mata Atlântica, intitulado “Mata Atlântica e Fauna Urbana” Este trabalho possibilitou aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco deste bioma de uma forma bem diferente.
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Alunos participando do trabalho "Mata Atlântica e Fauna Urbana" |
O professor solicitou que os
alunos participantes pesquisassem sobre a Mata Atlântica em diferentes escalas
geográficas: nacional, paraibana e pessoense, além de alguns aspectos
específicos da Mata, como a fauna, flora, importância econômica, ameaças,
Unidades de Conservação, entre outros. Cada aluno pesquisou em livros e na web,
selecionando textos e imagens para enriquecer os murais e cartazes.
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"O trabalho apresentado enfocou nos elementos de sensibilização da Mata, através de uma trilha sensorial" |
"A apresentação dos resultados seguiu a ideia
básica do projeto: a Mata foi até a sala de aula. O trabalho apresentado
enfocou nos elementos de sensibilização da Mata, através de uma trilha sensorial,
em que foi reforçado como os diferentes sentidos são estimulados no contato
próximo com os elementos da Mata, tais como a fauna e a flora, sua textura,
cheiro, gosto, sons e imagens. Além disso, as mídias digitais também foram
exploradas com a apresentação de figuras e vídeos (projetor multimídia). Os
alunos participaram ativamente, de forma livre, crítica e prazerosa em todas as
etapas do projeto, o que também impactou positivamente na motivação para
aprenderem outros conteúdos da disciplina de Biologia em sala de aula."
Segundo o prof Hermano, o objetivo desse trabalho foi atender a uma necessidade existente: "São necessários
projetos que sensibilizem,
conscientizem, informem e deem ferramentas para que os jovens participem de
forma ativa e crítica da urgente conservação ambiental deste bioma – ativismo
como uma forma de cidadania – especialmente numa escala local, mais prática e
menos teórica."
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Ornamentação da sala de aula onde o trabalho foi realizado |
Ele nos citou (O Mata Atlântica nas Escolas) como um dos projetos que também objetivam atender a essa necessidade, assim como o projeto “Ciência e Meio
Ambiente que vai além dos muros da escola: a Biologia na rua (e ativismo
digital)” , coordenado por ele mesmo e executado na escola Olivina Olívia
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Equipe Mata Atlântica prestigiando o trabalho do professor Hermano e de seus alunos |
"As principais experiências e resultados oriundos deste trabalho - “Ciência e Meio Ambiente que vai além dos muros da escola: a Biologia na rua (e ativismo digital)”, que conta com a colaboração do programa “UFPB nas Escolas”, serão apresentadas em breve na monografia do professor Hermano como parte da “Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares”, promovida pela UEPB em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Paraíba (SEE/PB). O trabalho também participa do Prêmio Mestres da Educação 2014 (SEE/PB)."
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Equipe Mata Atlântica nas Escolas apresentando o Plano Municipal de Conservação na escola Olivina Olivia |
O prof Hermano, junto com seus alunos, vem participando das atividades do projeto já faz algum tempo, segundo ele, os campos realizados ao longo do ano, como por exemplo: a visita à Rebio Guaribas e ao Parque Estadual Mata Pau Ferro, facilitaram aos alunos compreenderem melhor a disciplina através do contato direto com a realidade. O professor ainda apresentou outras aulas de campo, com esse mesmo intuito quando visitou o Aterro Sanitário Metropolitano e a UFPB.
"Os alunos também acompanharam e participaram
de atividades de divulgação e ativismo digital, principalmente através de blogs
(http://matatlanticapb.blogspot.com.br/) e das redes sociais: Facebook
(publicações no grupo “Biologia – Olivina Olívia” e na página “Mata Atlântica
nas Escolas”). Deste modo, realmente a Biologia não ficou trancada em sala de
aula, ao invés disso os alunos também aprenderam através do contato direto com
a realidade."
Ele encerra dizendo:"Este projeto mostra que
realmente a Mata Atlântica pode ser um “ponto quente” para conectar vários
conhecimentos, habilidades e atitudes que são almejados no ensino de Biologia
do Ensino Médio. Além disso, reforça-se que um ensino além das fronteiras da
sala de aula é necessário para que os alunos possam se formar mais ativos,
críticos e engajados na construção de uma sociedade mais integrada e equilibrada
com os processos naturais. Novos esforços e aprimoramentos dessa tentativa de
aproximação da realidade fora da escola, incluindo o espaço urbano e rural, bem
como o cyberespaço - que vem se consolidando mais e mais no mundo moderno -
devem ser feitos de forma continuada pelos professores, integrando as
diferentes demandas globais e locais, bem como as diferentes disciplinas e
visões, para que os cidadãos do futuro possam ser mais preparados para lidar
com os desafios que urgem e assim possam ter um futuro próspero, sem deixar de
respirar o ar puro da Mata."
Edição Gabrielly Srs Correia
Imagens Hermano Nunes
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