domingo, 5 de outubro de 2014

Conheça a SOACC - Semana do Olivina de Arte, Cultura e Conhecimento

No dia 25 de Setembro do corrente ano, foi realizado na escola estadual Olivina Olívia C da Cunha, a Semana do Olivina de Arte, Cultura e Conhecimento O professor Hermano Nunes, com muita criatividade, desenvolveu com seus alunos um belo trabalho didático sobre Mata Atlântica, intitulado “Mata Atlântica e Fauna Urbana” Este trabalho possibilitou aos visitantes a oportunidade de conhecer um pouco deste bioma de uma forma bem diferente. 

Alunos participando do trabalho "Mata Atlântica e Fauna Urbana"
O professor solicitou que os alunos participantes pesquisassem sobre a Mata Atlântica em diferentes escalas geográficas: nacional, paraibana e pessoense, além de alguns aspectos específicos da Mata, como a fauna, flora, importância econômica, ameaças, Unidades de Conservação, entre outros. Cada aluno pesquisou em livros e na web, selecionando textos e imagens para enriquecer os murais e cartazes.

"O trabalho apresentado enfocou nos elementos de sensibilização da Mata, através de uma trilha sensorial"
"A apresentação dos resultados seguiu a ideia básica do projeto: a Mata foi até a sala de aula. O trabalho apresentado enfocou nos elementos de sensibilização da Mata, através de uma trilha sensorial, em que foi reforçado como os diferentes sentidos são estimulados no contato próximo com os elementos da Mata, tais como a fauna e a flora, sua textura, cheiro, gosto, sons e imagens. Além disso, as mídias digitais também foram exploradas com a apresentação de figuras e vídeos (projetor multimídia). Os alunos participaram ativamente, de forma livre, crítica e prazerosa em todas as etapas do projeto, o que também impactou positivamente na motivação para aprenderem outros conteúdos da disciplina de Biologia em sala de aula."

Segundo o prof Hermano, o objetivo desse trabalho foi atender a uma necessidade existente:  "São necessários projetos que sensibilizem, conscientizem, informem e deem ferramentas para que os jovens participem de forma ativa e crítica da urgente conservação ambiental deste bioma – ativismo como uma forma de cidadania – especialmente numa escala local, mais prática e menos teórica." 

Ornamentação da sala de aula onde o trabalho foi realizado
Ele nos citou (O Mata Atlântica nas Escolas) como um dos projetos que também objetivam atender a essa necessidade,  assim como o projeto “Ciência e Meio Ambiente que vai além dos muros da escola: a Biologia na rua (e ativismo digital)” , coordenado por ele mesmo e executado na escola Olivina Olívia

Equipe Mata Atlântica prestigiando o trabalho do professor Hermano e de seus alunos
"As principais experiências e resultados oriundos deste trabalho - “Ciência e Meio Ambiente que vai além dos muros da escola: a Biologia na rua (e ativismo digital)”, que conta com a colaboração do programa “UFPB nas Escolas”, serão apresentadas em breve na monografia do professor Hermano como parte da “Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares”, promovida pela UEPB em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Paraíba (SEE/PB). O trabalho também participa do Prêmio Mestres da Educação 2014 (SEE/PB)."

Equipe Mata Atlântica nas Escolas apresentando o Plano Municipal de Conservação na escola Olivina Olivia
O prof Hermano, junto com seus alunos, vem participando das atividades do projeto já faz algum tempo, segundo ele, os campos realizados ao longo do ano, como por exemplo: a visita à Rebio Guaribas e ao Parque Estadual Mata Pau Ferro, facilitaram aos alunos compreenderem melhor a disciplina através do contato direto com a realidade. O professor ainda apresentou outras aulas de campo, com esse mesmo intuito quando visitou o Aterro Sanitário Metropolitano e a UFPB.
"Os alunos também acompanharam e participaram de atividades de divulgação e ativismo digital, principalmente através de blogs (http://matatlanticapb.blogspot.com.br/) e das redes sociais: Facebook (publicações no grupo “Biologia – Olivina Olívia” e na página “Mata Atlântica nas Escolas”). Deste modo, realmente a Biologia não ficou trancada em sala de aula, ao invés disso os alunos também aprenderam através do contato direto com a realidade."

Ele encerra dizendo:"Este projeto mostra que realmente a Mata Atlântica pode ser um “ponto quente” para conectar vários conhecimentos, habilidades e atitudes que são almejados no ensino de Biologia do Ensino Médio. Além disso, reforça-se que um ensino além das fronteiras da sala de aula é necessário para que os alunos possam se formar mais ativos, críticos e engajados na construção de uma sociedade mais integrada e equilibrada com os processos naturais. Novos esforços e aprimoramentos dessa tentativa de aproximação da realidade fora da escola, incluindo o espaço urbano e rural, bem como o cyberespaço - que vem se consolidando mais e mais no mundo moderno - devem ser feitos de forma continuada pelos professores, integrando as diferentes demandas globais e locais, bem como as diferentes disciplinas e visões, para que os cidadãos do futuro possam ser mais preparados para lidar com os desafios que urgem e assim possam ter um futuro próspero, sem deixar de respirar o ar puro da Mata."






Fonte Hermano Nunes
Edição Gabrielly Srs Correia
Imagens Hermano Nunes

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