segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Visita Ilustre no Departamento de Geociências

Hoje o Centro de Ciências Exatas da Natureza localizado no Campus I da UFPB, mais especificamente na praça do Departamento de Geociências, teve uma visita inusitada. A famosa Bradypus variegatus, mais conhecida como Bicho Preguiça, ou Preguiça-Comum, resolveu aparecer. 

                                                                  (foto: Lígia Tavares)

Este animal, que também pode ser encontrado na Mata Atlântica, é um mamífero que viver aproximadamente 40 anos, tem pelagem acinzentada, e no caso dos machos, apresentam uma mancha preta circundada de amarelo, na região dorsal. Tem mais ou menos 50cm, mas pode chegar a 1 metro.

(foto: Gabrielly Srs Correia)

Alimentam-se de folhas da embaúba, figueira e ingazéira (desta também come os frutos). Em alguns locais, a preguiça-comum é também chamada de preguiça-bentinho, e não está em risco de extinção, pois esta espécie consegue reproduzir-se em cativeiro, diferente da preguiça-real.

Possui 3 dedos em cada pata, dedos unidos e percebidos somente pelas unhas bem compridas, características da espécie.  Dormem em cativeiro cerca de14h por dia, porém em seu ambiente natural chegam a dormir 8h. Não são tão lentas como se imagina, sendo boas nadadoras. Conseguem passar até 20min sem respirar, sendo isto útil no caso de caírem dentro d'água.

(foto: Gabrielly Srs Correia)

A preguiça-comum (Bradypus variegatus), é de mais ampla distribuição, ocorrendo nas Américas Central e do Sul, desde a Costa Rica, incluindo Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, Bolívia, Argentina e praticamente todo o Brasil.




Segundo a professora Lígia, situações deste tipo podem ocorrer devido a redução dos fragmentos de Mata Atlântica da região. O animal ao procurar outro para acasalar, se desloca por entre um e outro fragmento e neste intervalo acaba se perdendo ou se ilhando. Devido a nossa situação ambiental atual, cenas como essas podem ocorrer com mais frequência.

                                                    (foto: Gabrielly Srs Correia)


Equipe Mata Atlântica nas Escolas
Edição: Gabrielly Srs Correia
Imagens: Lígia Tavares; Gabrielly Srs Correia
Fonte: Análise morfológica e morfométrica das gônadas de preguiçaWikipédia: Preguiça - Comum



Um comentário:

  1. Vi uma propaganda neste sábado no ônibus de JP (busdoor) que diz assim: "Livre-se da preguiça", mas o pior é que tem uma imagem da Bradypus variegatus (Preguiça-Comum), e o que dá pra entender é que o o cidadão deve se livrar do animal. Achei a propaganda absurda, vejamos como contestar esse desrespeito com esse ser vivo tão lindo.

    ResponderExcluir