domingo, 24 de abril de 2016

Comemorando o Dia da Terra na Mata Atlântica da UFPB


Em comemoração ao dia da Terra, e como atividade inserida na programação do IV Congresso Nacional de Educação Ambiental & VI Encontro Nordestino de Biogeografia – CNEA 2016, o projeto de extensão ‘Rotas da Mata Atlântica’ em parceria com o ‘Mata Atlântica nas Escolas’ promoveu uma caminhada socioecológica no Campus I da UFPB na manhã dos dias 21 e 22 de abril, juntamente com congressistas e interessados em conhecer mais sobre o bioma Mata Atlântica.

Objetivando despertar a atenção dos participantes e da própria comunidade universitária sobre a importância em divulgar os projetos sociais, artísticos e ambientais realizados pela UFPB, alunos e professores originários de todas as regiões do Brasil, tiveram a oportunidade de vivenciar uma manhã saudável, lúdica e informativa junto a natureza encontrada no Campus, com a distribuição do mapa oficial do ‘Rotas’ e exemplares do livro ‘Mata Atlântica nas escolas', e a divulgação de informações  sobre a Mata Atlântica de João Pessoa.

Na ocasião, os monitores presentes apresentaram as ações sustentáveis realizadas pelo Campus em prol da conscientização ambiental, divulgando os projetos realizados no Campus I da UFPB, tais como o trote verde, as ações efetivas da Comissão de Gestão Ambiental da UFPB, e o próprio ‘Rotas da Mata Atlântica’.


A caminhada teve início em frente ao prédio da Reitoria, na ‘Rota do Pôr-do-sol’ que seguiu pelo Miniparque do Pau-Brasil – situado em frente à Biblioteca Central – E seguiu até o Espaço Ecumênico, onde os participantes se encantaram com a feira Agroecológica, realizada todas as manhãs de sexta-feira no Campus. Logo após, houve uma pausa para apresentação dos presentes, advindos de todas as regiões do Brasil, e um breve alongamento e aquecimento como prática importante antes de qualquer esforço físico.


Seguindo a caminhada, os participantes seguiram pela ‘Rota das Belas-Artes’, em direção ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), onde no local eles puderam vislumbrar o verde de algumas árvores da Mata Atlântica que se integram à arte urbana do local, realizada pelos próprios estudantes de Artes Visuais da UFPB, num harmonioso equilíbrio entre cultura urbana e natureza, e conheceram a Galeria Lavandeira, que expõe trabalhos artísticos dos alunos e convidados do mundo das artes visuais.


Logo após, a atividade continuou em direção a ‘Rota do Sagui’, onde no Coreto da Educação Física, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a Comissão de Gestão Ambiental da UFPB e seus trabalhos realizados dentro do Campus, além do projeto das Pontes Ecológicas Artificiais, utilizadas para interligar os fragmentos de Mata Atlântica, através de corredores ecológicos artificiais para a movimentação dos animais entre os fragmentos.


Em seguida, os participantes seguiram em direção ao ‘Bosque do CCS’ – um fragmento de Mata Atlântica em estado de regeneração – e os monitores finalizaram a caminhada com a realização de uma roda de conversa, onde os participantes puderam comentar sobre a experiência de conhecer o Campus e do que eles levam de conhecimento para os seus lares e universidades Brasil afora.


Segundo os depoimentos dos participantes, a caminhada realizada que apresentou o bioma Mata Atlântica do Campus, o projeto ‘Rotas’ e tantos outros projetos de educação ambiental realizados na UFPB, foi bastante louvável e de grande valia, pois cada projeto despertou esperança e a vontade de fazer a diferença em suas próprias localidades.

Ao final da atividade, os participantes da atividade deram as mãos dentro do Bosque e ecoaram a frase: ‘Viva a Mata Atlântica’, como forma de agradecimento ao Dia da Terra e ao momento de troca de experiência tão enriquecedor. 


Nós do projeto, cidadãos de João Pessoa, nos sentimos honrados com essa oportunidade dada e confiantes de que estes projetos realizados pela UFPB, que aproximam a comunidade do dia a dia da universidade é de extrema importância para a construção cidadã de uma visão mais sustentável e ambiental. 

Texto e edição: Diôgo da Silva Santos
Fotos: Alex David, Diôgo Santos e Elinajara Pereira
Apoio à atividade: Vanine, Ginaldo, Elinajara, Diôgo, Alex e Imaculada.
Agradecimentos: Congresso Nacional de Educação Ambiental 2016.

Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz por ter participado dessa atividade, e mais feliz ainda por ter contribuído. Acredito que ações como essa devem ser mais valorizadas e incentivadas.
    Viva a Mata Atlântica. Parabéns à todos!!

    ResponderExcluir