domingo, 25 de outubro de 2015

Relato de Experiência - Roteiro de Caminhada pelo Campus I da UFPB

Como atividade integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFPB, o projeto de extensão ‘Rotas da Mata Atlântica’ em parceria com a equipe ‘Mata Atlântica nas Escolas’ promoveu caminhada ecológica na tarde de ontem (24/10/2015) no Campus I, com o objetivo de conscientizar alunos, moradores e visitantes da cidade de João Pessoa sobre a importância de se conservar o bioma Mata Atlântica, em especial, daquele situado na UFPB.

Inicialmente, a equipe de monitores apresentou a proposta da caminhada no Campus, as ações realizadas pelo projeto, realizou alongamento básico antes da caminhada e distribuiu o mapa temático do projeto entre os participantes. O evento contou com cerca de 25 pessoas que apreciaram o local por uma diferente perspectiva, dando ênfase aos elementos da paisagem que fazem da UFPB um local tão gracioso e repleto de respeito ambiental, diversidade cultural e de ideias inovadoras.


A caminhada teve início no CCTA (Centro de Comunicação, Turismo e Artes), mais precisamente ao lado do CA (Centro Acadêmico), onde foi apresentada a arte urbana do local, a galeria de arte Lavandeira e algumas árvores no entorno. Logo após, os participantes percorreram até a Rota das Belas-Artes, onde conheceram o projeto das pontes ecológicas artificiais, realizado pelo professor Tarcísio Cordeiro e da bióloga Samara Medeiros, em parceria com a Comissão de Gestão Ambiental da UFPB.

Seguindo pela Rota do Sagui, os participantes caminharam até o Coreto da Educação Física, onde puderam descansar por um tempo, apreciar a Mata Atlântica do entorno e conhecer mais sobre o projeto das placas ambientais, também vislumbrado pelo ‘Rotas’. Logo após, a caminhada seguiu até o Bosque do CCS (Centro de Ciências da Saúde), com mais uma parada para descanso, e o contato direto com o clima ameno e a tranquilidade de se estar dentro de um fragmento de Mata Atlântica do Campus chamou a atenção dos presentes.
Seguindo, os caminhantes conheceram um relevante fragmento de Mata Atlântica através da Rota Alternativa da Preguiça Gorda, onde no período de elaboração das rotas do mapa foram encontradas algumas preguiças pelo percurso. Por fim, os participantes seguiram pela Rota do Pôr-do-Sol, e finalizaram a caminhada em frente à Biblioteca Central, no Miniparque do Pau-brasil, onde os monitores agradeceram a presença de todos os participantes e registraram o momento com a foto oficial do grupo.


Esta caminhada experimental no Campus é considerada uma iniciativa relevante, pois além de ressaltar a importância da Mata Atlântica e de seus serviços ambientais dados de forma gratuita pela natureza, estimulou a prática de atividades físicas e práticas saudáveis em meio ao ambiente natural e ar livre, além de ter proporcionado um momento de lazer, integração social e contemplação da natureza em nosso município.

Em nome do projeto ‘Rotas da Mata Atlântica’ e da equipe ‘Mata Atlântica nas Escolas’, agradeço a todos os monitores e participantes envolvidos na atividade, à TV Correio pelo espaço dado para a divulgação do projeto, aos Hostels de João Pessoa (Tambaú Hostel e Slow Hostel) e aos internautas de plantão que divulgaram o evento do Facebook em suas redes sociais.

Se interessou pela atividade? Entra em contato através da rede social do projeto. No Facebook, pesquisa 'Rotas da Mata Atlântica no Campus I da UFPB' e nos contacte, vamos conhecer a Mata Atlântica de nossa linda Universidade! 


Texto e edição: Diôgo da Silva Santos. 
Fotógrafos: Julius Alves, Jackson Diael e Gabrielly Soares. 

Um comentário: