sábado, 3 de outubro de 2015

Ato de Ocupação do Rio Gramame

A ocupação do Rio Gramame é uma ação continuada de sensibilização e conscientização ambiental. O rio sofre com a poluição industrial, a deposição de lixos domésticos e industriais, a pressão por especulação imobiliária e a degradação dos resquícios de mata atlântica e da mata ciliar, assoreando nascentes, poluindo a água que bebemos e promovendo enchentes e mal estar nas comunidades e bairros de seu entorno.


Vista do Gramame. Foto: Everaldo Batista.

            O Ato Público, realizado na manhã do dia 13 de setembro de 2015, aconteceu junto às comunidades do Gramame, Engenho Velho, Colinas do Sul I e II, Conjunto Residencial Gervásio Maia, Conjunto Residencial Marines e Irmã Dulce, Mituaçú/Conde. As culturas tradicionais dos canoeiros pescadores, agricultores e ribeirinhos que têm as suas atividades econômicas prejudicadas pela degradação do rio, estiveram presentes promovendo passeios no rio.


Vista da Ponte dos Arcos e família Macuxi no passeio de canoa. Foto: Everaldo Batista.

            Esta iniciativa, coordenada pela Escola Viva Olho do Tempo, foi uma mobilização que envolveu além da comunidade, os próprios visitantes vindos de outras regiões da cidade, além de turistas, incentivando deste modo o turismo comunitário ecológico na região. O turismo comunitário tem por características o envolvimento de diversos atores sociais na perspectiva de trazer melhorias de vida para a comunidade visitada, almejando o desenvolvimento sustentável.

Tenda verde e cartazes produzidos pelos alunos da EVOT. Foto: Diôgo Santos. 

            A ocupação em si iniciou a prática do turismo comunitário com os passeios de canoa e de barco pelo rio que podem ser realizados nas comunidades ribeirinhas. Para conhecer mais sobre a região do rio Gramame e vivenciar práticas do turismo comunitário ecológico na comunidade, entre em contato pelos telefones: Ivanildo – 98784-5213; Quintal de Enedino/ Flavio – 98703-6099; Quintal Cultural Raízes Negra/ Marcos – 98885-5053; Tribo Tabajara – 98117-1678.

            Fotógrafos, moradores, pescadores, agricultores, observadores, conhecedores, educadores, alunos, profissionais liberais e demais amigos apoiadores que participaram da ocupação do Rio Gramame, expressaram o cuidado e a preocupação com o Velho Gramame, o rio que abastece de água a grande João Pessoa e serve a nove municípios de nosso Estado.


Orquestra de alunos da EVOT. Foto: Everaldo Batista. 

Cobertura da mídia na 1ª ocupação. Foto: Lígia Tavares

Apresentação do Grupo Maracastelo. Foto: Lígia Tavares.

A Ocupação II dará continuidade a campanha permanente “O Rio Gramame quer viver em águas limpas”, com uma ação de cortejo, mobilização e audiência pública, no dia 26 de outubro, a partir da 13h, no Centro de João Pessoa. Na programação, o cortejo Tambores do Tempo acontecerá a partir da 13h, saindo da Assembléia Legislativa, passando pelo Palácio do Governo, caminhando em direção ao Ponto de Cem Réis, com a distribuição de folhetos informativos, finalizando na Assembléia Legislativa aonde as 15hs acontecerá a audiência publica , no Auditório da Assembléia Legislativa para discutir a real situação do Rio Gramame.


Contamos com a sua participação! Vamos Ocupar a Assembléia do nosso Estado e reivindicar que as leis sobre os rios sejam cumpridas, o cuidado com o nosso Rio Gramame! Essa é uma campanha de todos nós!

Texto: Lígia Tavares e Diôgo Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário