quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Seminário de Educação Ambiental Transversal sobre a Mata Atlântica na Paraíba

O Departamento de Geociências sediou recentemente o Seminário de Educação Ambiental, tendo como tema comum transversal aos cursos de Geografia, História, Ciências em geral e Língua portuguesa,  a Mata Atlântica na Paraíba.
A proposta faz parte do programa de extensão UFPB na sua Escola, financiado pela Agência CAPES.
O objetivo da proposta é aproximar alunos e professores da realidade ambiental do bioma Mata Atlântica ao qual estão inseridos, fomentando a cidadania e a participação.


Muito se lê e debate acerca dos problemas ambientais na atualidade, mas pouco se sabe sobre a existência desses problemas no nosso bairro, cidade e Estado.
O seminário apresentou a realidade da Mata Atlântica no Brasil, na Paraíba e em João Pessoa, sua história e a luta social pela sua preservação.

Houve palestra sobre Educomunicação Ambiental com Karla Noronha e apresentação da apostila didática pela professora Lígia Tavares. 


Em outro momento, os professores avaliaram o material didático e fizeram projetos para utilização em sala de aula, de acordo com os seus conteúdos didáticos.
Foram apresentados vários sites e blogs confiáveis para pesquisa de conteúdo e atualização didática, já que o meio ambiente é um tema em constante mudança, seja pelo ritmo acelerado da destruição ou por medidas e políticas inovadoras.
O blog do projeto Mata Atlântica nas Escolas vem sendo considerado um meio seguro de informações sobre a Mata Atlântica na Paraíba, embora o tema seja novo para a grande maioria dos professores, o que torna esse trabalho pioneiro e ao mesmo tempo, difícil e de resultados lentos.
O evento teve o apoio da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, por meio de Verônica Fragoso, sem a qual não teria sido possível reunir o número de professores suficientes para a sua realização.
Esperamos que os frutos sejam doces como o que a Mata Atlântica produz e que a proposta se coadune com o ideal de preservação deste bioma tão importante para a qualidade de vida e ao mesmo tempo tão ameaçado de destruição.

Escolas e professores interessados nessa capacitação podem agendar para o próximo ano de 2015 com a equipe Mata Atlântica nas Escolas, deixando aqui os seus comentários e interesse na proposta.




Texto: Lígia Tavares
Edição: Gabrielly Srs Correia
Fotos: Equipe Mata Atlântica nas Escolas


Nenhum comentário:

Postar um comentário