quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Lançamento de Livro 'Novos Talentos' na UFPB!

O ‘Mata Atlântica nas Escolas’ está ligado a uma rede de mais três subprojetos que também buscam incentivar a participação de alunos e professores da rede pública nas atividades realizadas na Universidade por meio do projeto geral ‘Universidade Federal da Paraíba em sua Escola: A Ciência em suas Mãos’, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (CAPES), através do Edital Novos Talentos na Escola, de 2012.

O projeto ‘UFPB na sua escola: a ciência em suas mãos’ apresenta quatro subprojetos que visam aproximar os cursos de graduação e pós-graduação da UFPB das escolas parceiras, valorizando a cultura científica no que se refere ao uso da ciência e tecnologia nas áreas ciências exatas e da natureza, ambientais e de engenharias, com o suporte das novas tecnologias da comunicação, educação e linguagens.
Dentre esses subprojetos, encontram-se as ‘Oficinas de apoio psicopedagógico na aprendizagem das ciências e da escrita: aprender a aprender’, que focaliza os processos formativos de ensino-aprendizagem da ciência e o desenvolvimento das competências de escrita e reescrita como requisito fundamental para a ampliação de docentes e discentes da educação básica.

Como resultado dessas experiências, na tarde de ontem (16/12), no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), aconteceu o lançamento do livro ‘Novos Talentos na Escrita em Sala de Aula’, da Prof.a Regina Celi Mendes Pereira, que serve como registro e meio de divulgação desta experiência que foi extremamente gratificante para todos os integrantes do projeto. 

Na ocasião, professores e alunos que participaram das atividades realizadas estiveram presentes e falaram sobre a sua experiência pessoal em ter participado das oficinas. Além disso, autores e professores presentes também comentaram sobre a importância da inter e transdisciplinaridade em sala de aula através dos projetos realizados.
 Prof.a Claudia Braga (coordenadora geral do projeto) e Prof.a Regina Celi

Professores e alunos participantes compartilhando suas experiências no projeto

Com o propósito de divulgar novos talentos em áreas distintas, a Prof.a Regina Celi convidou para a abertura do evento o jovem violinista Vinícius, que tocou e encantou os presentes com a canção Aquarela, do Vinícius de Morais. E o grupo AEDOS, composto em sua maioria por estudantes, que realizam performances poéticas e musicais com o intuito de divulgar a poesia, em especial a paraibana, homenageou o poeta Augusto dos Anjos em sua apresentação. 
Violinista Vinícius, grupo AEDOS e platéia presente

Logo após a fala final, os presentes foram convidados ao coffee break especial, que se estendeu até o início da noite. A equipe ‘Mata Atlântica nas escolas’ parabeniza a iniciativa da professora Regina Celi e dos professores envolvidos, e estamos felizes em vivenciar este momento junto aos colaboradores do projeto na perspectiva por outras iniciativas significativas como esta. 


Texto, edição e fotos: Diôgo da Silva Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário