terça-feira, 19 de maio de 2015

SOS Mata Atlântica lança Mapa inédito no Viva a Mata 2015!

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro sediou o 11º Encontro nacional da Mata Atlântica de 9 a 17 de Maio, o VIVA A MATA 2015.

Jardim Botânico - RJ. Fonte: Diôgo Santos, 2015.

Neste evento gratuito, organizado pela SOS Mata Atlântica, vários grupos ligados à conservação do bioma estavam presentes e por isso ocorreram eventos paralelos, como encontro de Planos Municipais da Mata Atlântica; o encontro de secretários de Meio Ambiente dos Estados; o encontro sobre as RPPNs, além de palestras, atividades educativas e trilhas ecológicas que ocorriam e tinham início no Caminhão da ONG "A Mata Atlântica é Aqui!". A SOS Mata Atlântica esteve presente ainda na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para o encontro da Frente Parlamentar Ambientalista.
No Seminário Viva a Mata,  os painéis discutiram temas relevantes sobre Cidades, Mar e Florestas, que são as principais linhas de ação e de projetos da ONG.

Painel Cidades no 'Viva a Mata 2015'. Fonte: Diôgo Santos.

O ponto alto do seminário foi o lançamento do Atlas da Mata Atlântica do Rio de Janeiro, cuja metodologia de trabalho cartográfico, na escala de 1:40.000 permitiu um maior detalhamento do bioma no estado. Este novo mapeamento INÉDITO incluiu novas classes de vegetação natural, como por exemplo, as áreas florestais com sinais de alteração, as áreas desmatadas em processo de recuperação e restauração florestal, as encostas com vegetação rasteira/arbustiva e as áreas desmatadas em processo de regeneração de vegetação arbustiva/arbórea dispersa.  É possível uma interpretação visual de grandes áreas com mais de 1 ha. 

Atlas dos Remanescentes da Mata Atlântica - RJ. Fonte: Diôgo Santos.

A utilidade deste novo mapeamento é analisar o estado de fragmentação da floresta, definir áreas prioritárias para conservação e corredores ecológicos, bem como ações de restauração e recuperação florestal e análise de proteção da água.  
Este mapeamento foi apresentado no evento por Márcia Hirota, da Fundação SOS Mata Atlântica, Flávio Jorge Ponzoni, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Marcos Rosa, da Arcplan.


Foto: Apresentação do Atlas de Remanescentes da Mata Atlântica RJ. Fonte: Lígia Tavares.

O professor Flávio Jorge, ao ser homenageado por seu trabalho em parceria com a SOS Mata Atlântica, expressou a grande satisfação profissional que sente, ao saber que o trabalho científico que realiza tem uma aplicação prática, contribuindo para a melhoria do bioma no Brasil e consequentemente na vida de 131 milhões de habitantes, nos 3.284 municípios inseridos na Mata Atlântica, que correspondem a 59% do Brasil.
No dia 27 de maio, o dia da Mata Atlântica, será lançado o atlas com os dados atualizados da Mata Atlântica no Brasil, na escala 1:250.000.


Endereço do site para visualizar os mapas. Fonte: Lígia Tavares. 

Novas matérias sobre o evento Viva a Mata serão publicadas aqui no Blog!

Texto: Lígia Maria Tavares da Silva e Diôgo da Silva Santos

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Agradecemos pelos elogios, Thiago Ramalho! Fique ligado, que novas matérias sobre o 'Viva a Mata' serão publicadas ainda esta semana!

      Excluir