quarta-feira, 1 de abril de 2015

Você sabe onde fica o Parque Jaguaribe?

          O rio Jaguaribe é considerado o rio urbano mais extenso da capital paraibana e nasce entre o bairro da Esplanada e as Três Lagoas, percorrendo ainda mais oito bairros da capital até desaguar na foz do rio Paraíba. Em seu percurso natural, o rio sofre com a pressão urbana, devida descarga de poluentes e lixo, com a presença de esgotos clandestinos jogados em seu leito tanto nos bairros populares como nos mais nobres.

            O parque Jaguaribe é o trecho do rio de mesmo nome localizado numa área nobre da cidade, mais precisamente no bairro do Miramar, entre duas das avenidas mais movimentadas de João Pessoa (Av. Presidente Epitácio Pessoa e a Min. José Américo de Almeida – a Beira Rio). Foi decretado Parque Municipal em 2007, pela Câmara Municipal, que determinou a mata ciliar, que compõe as margens do rio Jaguaribe, como um parque ecológico.

Rio Jaguaribe com o parque na margem direita. Fonte: Wikipedia

            Os parques ecológicos têm por objetivo principal proteger os recursos naturais e culturais de uma área, preservando fauna, flora, sítios arqueológicos, além de proporcionar oportunidades para visitação pública, lazer, pesquisa, educação ambiental e ecoturismo. A justificativa do município de João Pessoa em preservar parte da área do rio Jaguaribe e transformar num parque ecológico foi devido a presença de uma diversidade de espécies de flora, favorecendo o contato direto dos cidadãos com a natureza.

            A análise da situação atual do parque ecológico Jaguaribe, realizada por alunos estudantes do curso de Geografia e Turismo, constatou que o espaço deveria contar com uma estrutura básica para os citadinos poderem usufruir do lazer vinculado ao bem estar junto a natureza. Mas o parque continua sendo utilizado como depósito de lixo, sobretudo pelos carroceiros, que despejam resíduos na mata ciliar, queima de materiais, além de ser utilizado também para fuga de malfeitores.

Carroceiro no Parque Jaguaribe. Fonte: Lígia Tavares

            Como benefício aos moradores, que esperam que a área seja de algum modo utilizada de maneira positiva, atualmente o local encontra-se em transformação, devido a Prefeitura Municipal estar desenvolvendo um projeto que liga a avenida  Beira Rio à avenida Epitácio Pessoa, onde uma das metas visa a construção e estruturação de calçadas ao redor da área verde.

            Mesmo com esta iniciativa da gestão municipal, ainda há muito que ser feito para o parque Jaguaribe ser considerado um espaço estruturado para usufruto da população, pois tanto o rio quanto a área verde continuam sofrendo modificações advindas da ação antrópica, tais como poluição e desmatamento da mata ciliar do rio, o que diminui a área preservada, ocasionando a diminuição dos serviços ambientais promovidos pelas florestas, responsáveis pelo equilíbrio ambiental nas cidades. 

Autoria: Alunos do curso de Geografia, a citar Alef Ribeiro, Geovana Brunes, Guilherme Barroca, Lewy Oliveira e Rodrigo Brito. 
Edição: Diôgo da Silva Santos e Lígia Maria Tavares da Silva.

3 comentários:

  1. Fiquei com dúvidas em relação a nascente estar localizada entre os bairros Esplanada e 13 de Maio. Essa informacao procede?
    Peço que me ajudem a senar essa interrogação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve um erro de digitação. Ele nasce entre o bairro Esplanada e as Três Lagoas. Obrigada por notificar. Vamos corrigir!

      Excluir
    2. Olá, Caio Lima.

      Obrigado pela notificação! Na realidade, a nascente do rio Jaguaribe está localizado entre o bairro de Esplanada e as Três Lagoas.

      Excluir